caboco

ARTE POPULAR DO BRASIL

0

Your Cart

João Carlos

João Carlos da Silva Júnior, nasceu em Alagoas, no ano de 1988. 

Desde a infância, João Carlos conviveu em um ambiente propício à arte, rodeado e incentivado pelas esculturas de cerâmica produzidas por seu pai. Usava a modelagem para fazer os próprios brinquedos, todos à sua maneira. 

Filho do Mestre Artesão João das Alagoas, seguiu aprendendo e acompanhando o seu pai em sua trajetória artística, e com isso sua intimidade com a argila crescia a tal ponto que ele começou a usar como forma de expressão e retratar aqueles que ele admirava; o homem do campo e os traços marcantes de sua face. Desenvolveu afeição e aperfeiçoou seu dom de reproduzir a cultura popular e o seu cotidiano através das suas esculturas de argila, modelando a figura humana magra e com postura cansada dos figurantes dos arredores de onde morava, pessoas comuns em sua lida diária de vida e de trabalho.

Na adolescência, já fazia todo tipo de obra de arte e o seu desejo por aprimorar cada vez mais os seus traços crescia a cada obra concluída. Sua visão não surge somente na imagem, mas em expressões que por si só, querem passar uma mensagem: Vendedores, pescadores, senhoras e senhores que voltavam da roça à tardinha, o vendedor de quebra-queixo, assim como a natureza e os animais, são alguns dos temas que compõem o acervo de referências para criação de suas obras. 

Hoje em dia, além de fazer esculturas de cerâmica, trabalha com esculturas de madeira, pinturas em tela e desenhos artísticos. É mestre em seu próprio ateliê de cerâmica, a Casa Artífice, em Maceió/Alagoas, onde ministra aulas para crianças, jovens e adultos, repassando os ensinamentos que recebeu de seu pai para outras pessoas.