caboco

ARTE POPULAR DO BRASIL

0

Your Cart

Francisco Graciano

Francisco Graciano Cardoso é filho do também escultor Manuel Graciano Cardoso. Embora tenha nascido em Juazeiro do Norte, Francisco mora desde a infância na zona rural do município vizinho de Missão Velha. Quando criança sua família se mudou temporariamente para as redondezas de Missão Velha, mas com o retorno da família para Juazeiro, Francisco fugiu de casa para permanecer em Missão Velha.

Com o passar dos anos, com o casamento e a vinda dos filhos, Francisco passa a ver na arte, a exemplo de seu pai, a possibilidade de melhorar as condições de vida. Seu trabalho explicita sua preferência por elementos da natureza onde os animais ocupam lugar de destaque em suas criações e as cores vivas compõem o universo muitas vezes fantástico de suas obras. É na tranquilidade de um silêncio sozinho, só com seus cachorros, no sítio onde mora, que ele dá asas à sua imaginação, buscando nos bichos as formas inscritas na madeira que transforma em esculturas. Hoje ele vive de sua arte, mas foi um caminho árduo até aqui.


Trabalhou na roça e em pedreira. Seu pai achava que mandar os filhos para a escola era perda de tempo e dizia que “ ninguém come estudo”. Manuel Graciano consagrou-se escultor e Francisco, embora tenha iniciado pelo caminho do pai logo encontrou uma linguagem própria, autoral. Além de esculpir na madeira leva para a tela a mesma temática dos animais e do sertão.